News

Cuore Cardiologia » News

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)


A ansiedade é uma reação normal diante situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal por exemplo a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação da lista dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma cirurgia delicada, uma viagem ou um problema financeiro.

Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que não seja superado, favorece sua adaptação frente a novas condições de vida.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por no mínimo 6 meses e vem acompanhado por 3 ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida da pessoa.
O TAG pode ocorrer em qualquer idade e, em geral, as mulheres são mais suscetíveis que os homens.

Os sintomas podem variar de pessoa para outra. Além dos citados anteriormente, podem ocorrer: palpitação, falta de ar, taquicardia, sudorese excessiva, aumento da pressão arterial, dor de cabeça, alteração dos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.
Para o diagnóstico é fundamental uma avaliação psiquiátrica criteriosa e o tratamento inclui o uso de medicações antidepressivas ou ansiolíticos. Muitas vezes é importante o acompanhamento psicológico, exercício físico, alimentação equilibrada e técnicas de relaxamento.

Se você sente que está se preocupando demais, anda sempre com os nervos à flor da pele, encontra-se em estado permanente de tensão, tem dificuldade para relaxar, não se envergonhe, peça ajuda! Procure um psiquiatra para um diagnóstico e tratamento correto.